Como escrever melhor?


São variadas as formas que a escrita possibilita, ela depende do conteúdo, do tipo da linguagem, que no caso, você vai saber a partir do público para qual vai escrever.
... 
De maneira geral, eu sigo estas regras ( experiência pessoal):

Tema: eu tenho que saber tudo sobre o que vou escrever, saber o que outras pessoas escreveram, para não ser repetitiva, se for, então pelo menos uso uma abordagem diferente. Google sempre.

Coesão e coerência: todas as ideias têm que estar ligadas, lembre-se de não fugir do assunto. Melhor dividir naquela ordem básica: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Pontuação: saber usar esta ferramenta é super importante, principalmente no uso das vírgulas, pois serve tanto para dar ênfase, quanto pra fazer sentido. Eu erro muito quanto a isso, quando escrevo rápido.

Resumo: gosto de ter como hábito fazer resumos para não ser prolixa, isto me permite excluir conteúdos desnecessários porque a ideia principal já foi apresentada.

Não publico na mesma hora ou no mesmo dia: às vezes a inspiração vem e eu escrevo feito louca, porém eu espero a ansiedade passar, e a aquela sensação de que eu escrevi um texto maravilhoso (ui), então, depois de um período eu releio e vejo se tem algo a mais para ser acrescentado.

Revisão: depois de julgar o texto como "bom para publicar", eu reviso, reviso quantas vezes achar necessário, principalmente sobre a questão da pontuação e da coerência.

Cada um tem seu próprio método, mas em uma afirmação todos vão concordar: escreva, escreva bastante e escreva sempre, sobre qualquer coisa, escreva. É na prática que a gente melhora, percebe os erros, enfim, aprende.


Este post faz parte da blogagem coletiva promovida pelo Grupo Hello! Quer fazer parte? Entra aqui! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E a vida é...

Favoritos do Mês/Fevereiro

Não foi o que eu disse!