Páginas

23 junho 2014

Holocausto Brasileiro - Daniela Arbex

Vida, Genocídio e 60 Mil Mortes No Maior Hospício do Brasil.

Daniela Arbex fez um trabalho incrível, as fotos, os relatos, ela pesquisou a fundo e nos mostra a história chocante do hospício Colônia, em Barbacena- MG. Um livro-reportagem que mais parece uma história inventada pra te aterrorizar, te tirar dessa sua paz superficial, vivida nesse caos que é o mundo. Mas é tudo real e traumatizante. Triste, profundamente triste.


Os médicos, funcionários, os pacientes, sociedade, cada um desempenha um papel importante para descrever como era o Colônia. A conivência das pessoas que sabiam do regime nazista que se impunham aos pacientes, que muitas vezes não tinham doença mental, crianças tratadas como inseto, ninguém tinha direito a ser humano.

Eu li esse livro com pausas de dias, por que é muito pesado, se você tem um mínimo de coração. Chorei tanto, têm histórias que te causam muita revolta, angústia, um sofrimento que só não pode ser comparado com o deles, claro.

Só posso comparar com uma prisão, da alma, dos direitos, do amor, da vida, sem a mínima possibilidade de ter esperança.

Para alívio do meu coração, apesar da maioria dos casos serem de apreensão e vontade de morte, existem aquelas pessoas que sobreviveram e conseguiram um pouco de paz, amor e bondade. E quando você vê as fotos deles sorrindo atualmente é uma emoção tão grande que você volta a chorar um oceano, chega a dar dor de cabeça.

Esse livro é fundamental, imprescindível, obrigatório.





Nenhum comentário:

Postar um comentário